CHAT GPT E AS PRIMEIRAS REFLEXÕES SOBRE SEUS IMPACTOS NO MEIO JURÍDICO
CHAT GPT E SEUS IMPACTOS NO MEIO JURÍDICO
O Chat GPT (sigla para “Generative Pre-Trained Transformer”) é um modelo de linguagem baseado em deep learning (aprendizagem profunda), um braço da inteligência artificial que vem ganhando cada vez mais espaço e relevância no mercado de trabalho.
Na prática, a plataforma utiliza um algoritmo baseado em redes neurais que permitem estabelecer uma conversa com o usuário a partir do processamento de um imenso volume de dados. A ferramenta se apoia em milhares de exemplos de linguagem humana, o que permite que a tecnologia entenda em profundidade o contexto das solicitações dos usuários e possa responder às demandas de maneira mais precisa.
Por um lado, é inegável o impacto positivo que a implementação dessa tecnologia trará ao mundo jurídico. A ferramenta auxilia na execução de tarefas mecânicas, especialmente nas atividades do dia a dia, seja na elaboração de documentos, minutas de contratos, acordos, petições padronizadas, etc...
Por outro lado, a ferramenta ainda possui diversas limitações, como respostas recebidas com base de dados coletadas sem informações bibliográficas, não há confiabilidade em suas fontes, ou certeza quanto a direitos autorais.
Desta forma, por mais que a utilização dessa tecnologia permita maior produtividade nas atividades rotineiras, ela ainda não consegue substituir a expertise de um advogado, tampouco a empatia e o atendimento personalizado que os clientes exigem de seus patronos, razão pela qual o advogado continua sendo indispensável à administração da justiça, nos termos previstos no artigo 133 da Constituição Federal.
Marcela Ponce e Guilherme Salvo